domingo, 12 de julho de 2009

Muitos Jeans por aí

Eu sou absolutamente contra ir "tentar a vida fora do país". Mas provavelmente por alguns motivos: eu consegui uma colocação profissional no Brasil, nunca passei necessidade e nem preciso ajudar a minha família com um dinheiro que não possa ganhar aqui mesmo, e o principal deles, tenho uma puta dificuldade em falar outra língua que não português. Falar inglês pra mim é algo de outro mundo, sendo que travo pra caralho toda vez que vou falar nem que seja um "How are you?".

O motivo desse post é que acabo de voltar do cinema onde assisti Jean Charles. Pra quem não sabe o filme trata de um jovem brasileiro que foi morar em Londres e foi covardemente assassinado pela polícia britânica em 2005 por ter sido confundido com um homem-bomba muçulmano.

Assistindo ao filme fiquei com sentimentos dúbios em relação a Jean. Ele era um típico brasileiro, "senhordosjeitinhos", trambiqueiro, mentiroso. Não que isso fosse motivo pra ele ser assassinado, mas canonizar o cara pra mim já é demais. Eu sei que existem pessoas boas, com boas intenções que vão morar fora do país, pra ganharem os seus dólares e mandar pra sua família. Esse inclusive era o caso de Jean. E obviamente ser assassinado da forma como foi não é justificável por ele ser um trambiqueiro. Mas sinceramente isso gerou uma série de reflexões pra mim.

Conheço pessoas que foram pra outro país tentar a vida. Aqui eram assalariados, que ganhavam mal e nunca conseguiriam por em casa o dinheiro que estão ganhando fora. Entretanto essas pessoas se acomodaram aqui, tinham oportunidade de estudar, batalhar por algo melhor mas preferiram ir tentar a vida num lugar que se paga em dólar. Fazendo oq? Trabalho braçal. Sem nenhuma qualificação exigida. Basicamente foram fazer fora oq o próprio povo do país não se submetia. Carregar peso em metalúrgicas, ser serralheiro, carpinteiro, empregada doméstica. Não desvalorizo essas profissões. Mas questiono os verdadeiros motivos que os fizeram se submeter a esse tipo de trabalho fora.

Graças ao crescente número de imigrantes ilegais morando em outros países, aumenta-se a discriminação, a xenofobia, e consequentemente incidentes como o de Jean. Acho que esse filme deveria ser visto como um alerta à todas as pessoas que se submetem à clandestinidade. Os tempos mudaram e não é de hoje. Não vale a pena arriscar a vida por um ideal de que morando em outro país tudo será melhor e diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário