terça-feira, 7 de julho de 2009

Essa conta não é minha!

Manter um blog atualizado é algo difícil para mim por 2 motivos:
1) Eu não sou tão antenada em tudo que ocorre no mundo, não sou escritora (não que todos que possuam um blog sejam) e muitas vezes tenho as idéias mas não consigo colocá-las no papel, ou na tela.

2) A minha intenção inicial ao criar um blog seria descrever episódios engraçados da minha vida ou muitas vezes cômicos que ocorrem no meu dia a dia e, por incrível que pareça, a minha vida entrou num momento totalmente "sem sal" ou poderia dizer monótono.

E hj fiquei pensando como a vida é engraçada. Na verdade nesse momento diria que a minha tá totalmente sem graça. Nada muito especial tem acontecido, seja no trabalho, seja na família, seja no campo afetivo.

A vida é assim mesmo. Com altos e baixos. Tem momentos que estamos mais nos baixos e estagnamos de uma forma que achamos que um urubu sentou ao nosso lado. Em outras ocasiões há os momentos "altos". No meu caso seriam momentos sublimes. São aquelas ocasiões, que por uma conjunção astral ou ajuda divina, tudo fica ótimo! O cabelo tá do agrado, surgiu um paquera, houve uma idéia sensacional no trabalho, os amigos estão próximos, a família está unida.

Infelizmente os momentos "altos" não são tão frequentes assim. Ao menos não na minha vida. Às vezes me sinto até ingrata em reclamar, afinal de contas conheço muitas pessoas que estão em situação muito pior e continuam vivendo.

E a graça é essa. Tirarmos lições do errado. Evoluirmos com os erros, com os fracassos, com as desilusões. Se isso é fácil, posso dizer que não. Ao menos não tem sido para mim. Fracassar é algo que traz muito sacrifício. Muita disposição em dar a volta por cima, em achar a solução dos problemas, em reconhecer o erro e voltar atrás. E isso em qualquer situação. Seja numa briga familiar, seja com o colega do trabalho, seja com o namorado, seja com o amigo de longa data.

Mas o pior para mim nunca foi reconhecer o meu erro. Lógico que não é tão simples assim. Mas conviver com o erro alheio é muito mais doloroso. Principalmente se esse erro foi comigo. Saber que alguém que eu gosto, sem nenhum motivo me magoou e finge que está tudo bem me deixa louca. Talvez pelo fato de eu ter sempre tentado corrigir os meus próprios erros, me desculpar, me preocupar em não magoar as pessoas queridas e próximas. Mas quando isso não é recíproco daí a coisa muda de figura.

Recentemente fui magoada por uma pessoa. Não entendi o porquê, mas levantei algumas hipóteses. Na vida carregamos algumas marcas do passado, que invariavelmente foram deixadas por outras pessoas que em algum momento cruzaram o nosso caminho. Todos, sem exceção, temos algum tipo de ressentimento. Em algum momento no passado fomos magoados e magoamos. Alguns superam facilmente esses dissabores já outros....remoem, remoem, remoem. Fazem anos de terapia e não chegam a lugar algum. Sentem-se injustiçados e oq é pior, resolvem cobrar a dívida da pessoa errada.

Cobrar a dívida. Sim! Alguém te deve algo. Seja dinheiro, carinho, amor, consideração, gratidão. Mas não te pagou, não te retribuiu, não te amou, não te estendeu a mão. E vc ficou muito magoado. Afinal, apesar de negarmos, dificilmente fazemos algo sem esperar nada em troca. Quando damos amor esperamos ser amados. Quando oferecemos o ombro, esperamos ter o ombro pros momentos difíceis. Mas nem sempre há a recíproca. E aí começa a bola de neve. Alguém te magoou. Vc não fez nada. Mas quer cobrar a dívida. E cobra, mas da próxima pessoa que cruzar a sua vida. E com isso oportunidades são perdidas.

Tenho procurado resolver todas as pendências da minha vida. Cobrar de quem é de direito a dívida. No momento exato da falta. Sem esperar passar 1 ou 10 anos, lamentando por algo que não aconteceu ou poderia ser diferente. Não adianta simplesmente colocarmos tudo dentro de uma caixa e guardá-la no armário, lá no fundo, bem escondidinho, onde não enxergamos direito. Assim não se resolve nada. E pode ter certeza que um dia, quando vc menos esperar essa caixa estará ali, bem perto, aberta, mostrando tudo que um dia vc fez questão de esconder, esquecer.

Acho que se as pessoas se assumissem, reconhecessem oq querem ou não querem, muito ressentimento e mágoa seria evitado. Os terapeutas conseguiriam dar alta mais precoce pros seus pacientes e a vida seria simplesmente mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário