domingo, 30 de agosto de 2009

Reconhecendo um babaca emocional

Quem não passou pela situação de estar saindo com um carinha e de repente, não mais que de repente, o cara some? Desaparece? Sem mais nem menos, o cara em questão que antes era o príncipe passa a ser um grande sapo horroroso?
Bem, quem já passou por isso leia esse post até o fim. Darei dicas para neutralizar um babaca emocional. Quem não teve a infelicidade de conhecer tal espécime, sugiro que tb leia. Assim vc poderá reconhecer um antes de se envolver e, caso mesmo assim queira correr o risco, saberá como agir no momento em que o conto de fadas se transformar numa noite de terror do Playcenter.
Vamos ao babaca emocional.
1) Definição: Babaca emocional (poderá tb ser estendido ao gênero feminino) é todo cara que inicialmente se mostra afetivamente disponível, disposto a conhecer vc 'melhor' ( e qdo digo melhor não é a sua posição sexual preferida ou uma marca de nascença), quero dizer conhecer a pessoa que está atrás do batom, perfume afrodisíaco, roupa sensual e frases de efeito. Ele quer entrar no seu mundo (não somente dentro de vc), conhecer a sua história, interesses, preferências.
O problema começa quando alguns sinais são avançados. Tipo vc e ele passam o verde (que estava aberto para ambos) mas surge o sinal amarelo para o moço. Tudo estava indo bem, ele demonstrava um interesse nítido (até sua melhor amiga concorda com isso) mas ele começa a desacelerar, vai diminuindo a procura, não há mais encontros e o sumiço ocorre.
1.1) Dúvidas: Mas Patricia. Posso concluir então que todo cara que estiver nesse perfil acima citado será um babaca emocional?
Cara leitora, definitivamente não. Mas infelizmente somente saberá que ele é um babaca emocional depois que ele cometer o primeiro deslize.
2) Situações dúbias: O babaca emocional não pode ser considerado um cafajeste logo de cara. Ele poderá ser no futuro, mas de início é uma pessoa confusa, que tem medos e não sabe (ou não quer) expor oq realmente pensa e quer.
O babaca emocional pode vir a ser um cara bacana, para isso ele precisa encontrar a 'pessoa certa'. Problemas: vc poderá não ser a pessoa certa, ou oq é pior, ele poderá sofrer uma metamorfose no meio do caminho e se tornar um cafajeste.
É importante nesse momento de reconhecimento diferenciar o babaca emocional do cafajeste.
Premissas básicas: Todo cafajeste é babaca emocional mas nem todo babaca emocional é cafajeste.
Cafajeste é todo e qualquer cara (sem exceção) que não tem sentimentos por outra pessoa que não por ele mesmo. Egocêntrico, narciso, infantil, imaturo sentimentalmente e, que provavelmente morrerá sozinho, devido à incapacidade de amar uma mulher e permitir que mais alguém (além dele próprio) adentre seu mundinho.
3) Situações envolvendo um babaca emocional:
Vcs se conheceram e houve troca de telefones. Falam diariamente, pelo msn e há alguns sms na jogada. Novo encontro. Até que chega o momento mais quente. Sim vcs transam. É bacana, tudo corre bem. Há sinais de que vai rolar um novo encontro. Ambos gostaram.
P.S.: Aqui não estou levando em consideração depois de quantos encontros houve a cópula do casal. Se foi no primeiro, sexto ou décimo quarto. Lembre-se: o babaca emocional não é um cafajeste. Se ele fosse, certamente vc já teria se 'ferrado' se desse pra ele na primeira noite. O babaca emocional nem sempre terá esse tipo de neura. "Ai se ela deu pra mim na primeira noite é uma puta e fará isso com outros." Não, ele é mais refinado, não é tão primitivo qto o cafajeste.
Eis as situações seguintes:
3.1) Após a primeira noite de amor, ele te manda um sms gracinha. Pergunta como foi o seu dia, diz que gostou da noite anterior e que quer mais. Não deixa claro qdo será o próximo encontro mas que quer um novamente. Elogia a sua performance (de uma forma bem discreta é claro, mas que vc percebe).
Os dias vão se passando. Após 1 semana, vcs ainda não têm a data marcada do novo encontro. Ele ainda responde os SEUS sms mas não manda mais. Vc até dá umas indiretas sobre um novo encontro, mas alguns empecilhos surgem, do tipo aniversário de amigo, viagem para visitar os pais. 3 semanas se passaram e nada. Vc cansa! O cara não responde mais o seu sms (pq agora é o último) e enfim ACABA.
Entretando, como Murphy existe (ao menos é 'persona' constante em minha vida) após vc já estar quase se convencendo que o mané foi-se. Ele volta! Começa de mansinho, que nem cachorro que sabe que peidou na Igreja. Manda um sms da paz, sondando o terreno, querendo saber se vc ainda está na dele. Fala coisas gracinhas e agora (até que enfim) combina um encontro. Se vc estiver sozinha, vai aceitar. E sabe pq? Pq afinal de contas nada de 'tão grave' aconteceu. Talvez ele tenha tido algum 'probleminha' que o fez desaparecer momentaneamente.
Novo encontro. Sexo bacana. Dormem até abraçadinhos. Nada de comentários antes de se despedir de quando será a próxima. Mas tudo recomeça, sms, e-mail. Só que dessa vez ao invés de esfriar após 3 semanas esfria após 1 semana.
3.2) Após a primeira noite de amor o cara NÃO dá nenhum sinal de vida, nem sms, nem e-mail, muito menos telefonema e nenhum sinal de fumaça. Vc manda um sms sem resposta, telefone na caixa postal. Passada uma semana nenhum contato.
Conclusão: Há várias possibilidades, ou a noite foi uma merda (ao menos pra ele) e desencana que ele não vai te falar e o máximo que vai fazer é desaparecer mesmo, ou então ele é um cafajeste mesmo (queria só te comer e nada mais) e não vale a pena pra ele tentar amenizar a barra dele pq ele é assim mesmo, se basta! ou ele voltou com a namorada (e mais uma vez ele não vai te falar).
Bem, o objetivo desse post é sobre o babaca emocional, então vamos nos ater à situação 3.1. Pq esse é o legítimo babaca emocional. Vamos lá.
4) Atitudes que denunciam:
4.1) Ele fala mais da sua vida que da dele. É discreto e reservado. Evita falar sobre relacionamentos prévios e, na maioria das vezes, tem um relacionamento recente desfeito e traumatizante. Conclusão: Está num momento 'fechado' para balanço. Com medo de se envolver e com vários pés atrás com as mulheres que apareçam na vida dele.
4.2) Ele é tudo de bom qdo está junto com vc. Mas depois esfria, fica mais distante.
4.3)Não há planos pro dia seguinte. Sempre fica aquele mistério do próximo encontro o qual na maioria das vezes não chega nunca.
4.4) Ele não corresponde a algumas manifestações suas. Ex: "Senti saudades" (depois de 1 semana sem falar com ele). Ele: Silêncio. Desconversa. Você: "Pq não respondeu minha msg? Fiquei preocupada?". Ele: Evasivamente responde que só viu um tempo depois e desconversa.
5) Considerações:
Há quem esteja lendo esse post e diga categoricamente. "Patricia, esse cara é um imbecil. Ele tá agindo de má fé. Ele não quer nada e tá brincando com os sentimentos da pessoa."
Cara leitora, sempre pensei dessa forma tb. Mas conhecendo alguns babacas emocionais, vi que nem sempre eles fazem 'tudo isso' intencionalmente. Muitas vezes há um grande problema de comunicação.
Considerando que o cara curte estar com vc mas não quer um envolvimento 'sério' no momento, há 2 possibilidades a serem consideradas:
a) Vcs podem cortar o mal pela raiz. Afinal com vc é tudo ou nada. Ou o cara se entrega de corpo e alma ou nada feito.
b) Vcs podem ter a famosa 'amizade colorida'. Se vcs têm química, curtem juntos um programa a dois, conseguem se divertir na vertical e na horizontal e, O PRINCIPAL, vc topa não tê-lo como um namorado. Essa é uma boa opção.
6) Oq o babaca emocional precisa saber:
Bem, em primeiro lugar ele precisa saber que vc já o manjou. Querida, infelizmente, se vc não quiser mais ficar recebendo telefonemas 1x a cada 2 meses dele, vc terá que bater a real pro babaca. Dizer que já se ligou 'nos traumas' de infância dele, mas que vcs são adultos e precisam resolver essa situação.
Fale abertamente sobre o fato de não ter gostado da forma como ele agiu, que ele foi totalmente incoerente e que chegou o momento dele se posicionar.
Se vc quiser (e tiver estrutura psíquica e emocional no momento) para ter somente uma amizade colorida, proponha a ele. Esse é um tipo de relacionamento sim, para pessoas que se curtem e não 'sonham' ou 'não querem' no momento um relacionamento sério.
Caso esteja procurando por um namorado, pule fora o mais rápido possível. Ele não vai te proporcionar isso agora (e talvez nunca).
A escolha é sua. Basta ser coerente com oq vc deseja.

3 comentários:

  1. Ai homens...quem os entende? Boa semana! Bju

    ResponderExcluir
  2. Legal saber as diferenças, colocava tudo no mesmo saco, conheço um babaca emocional então..., pq esse cara até agora era uma incógnita pra mim, já que era a exceção do saco, n podia classificá-lo como cafageste...mas ele está sempre fechado pra balanço, uma merda, acabei desistindo e isso já faz muito tempo, graças.

    ResponderExcluir