sábado, 29 de agosto de 2009

Prazer! Modelo, atriz e apresentadora.

Vc certamente não iria a um médico que não tivesse feito faculdade, certo? Ou então a um dentista ou nem pensaria em solicitar a um pseudo-advogado defender uma causa sua, não? Pensando nessa questão de capacitação, hj tive uma conversa com a minha mãe. Na verdade foi ela que introduziu o assunto, de uma forma um tanto revoltada, mas não posso tirar a razão dela.
Na atualidade existem muito mais profissões que há 50 anos. Há uma maleabilidade muito maior e diferentes formas de se conseguir um troco. O mercado ficou mais aberto, mais opções disponíveis, a internet é uma ferramenta muito importante para divulgação de trabalhos e procura de oportunidades.
A tal da 'globalização' tá aí. A competitividade sempre presente. E o esperado num mercado de trabalho tão competitivo e tão exigente seria capacitação. Certo? Não. Totalmente errado.
O mote da discussão foi o nem tão novo personagem da novela "Caminhos da Índia" feito pela 'atriz' Thalita Lippi. Demorei para me lembrar de onde a conhecia mas nessa semana, num jantar entre amigas onde sempre são colocadas as fofocas em dia, veio a recordação. Thalita não passa de uma ex-BBB8. Isso minha gente, filha de uma atriz, que após o BBB fez umas fotos sensuais e agora foi 'enfiada' na trama global das 9. Além da nossa amiguinha Thalita temos tb a Juliana Alves, ex-BBB3, que mais uma vez participa de uma novelinha global.
Alguém deve estar se questionando: "Nossa, mas oq a Patricia tem contra essas 2 mocinhas, ex-BBB? Seria Patricia mais uma frustrada por não ter participado da 'casa mais olhada do Brasil'? Patricia na verdade seria uma atriz frustrada?"
Vamos às colocações pertinentes então...
1) Não queria ir pro BBB, por alguns motivos. Tenho certeza que vazaria da casa na primeira semana, pois além de não ser a nega mais carismática do mundo, certamente seria a protagonista de algum 'pegapracapá' com os amiguinhos BBB. Além disso, dificilmente me escolheriam pois não sou do tipo nem gostosona e nem burraingênua.
2) Não tenho absolutamente nada contra o 'reality show', inclusive assisti a todas as edições, torci por alguns participantes, me revoltei com a 'descaração' de tantos outros. Só não cheguei ao ponto de assinar o PPV e nem farei isso.
3) Nunca tive pretensões de ser atriz. Sou do tipo que fica vermelha em público, não sabe pra onde olha na frente de uma câmera (sim, passei por essa experiência num programa do Jô onde meu irmão estava sendo entrevistado e deram um 'closet' em mim), não sabe ter a vida inteira exposta numa revista do tipo Contigo e agir com naturalidade. Definitivamente não é a minha praia e admiro todos que trabalham nesse ramo.
Mas então pq citar as 2 moçoilas? As 2 moçoilas somente serviram de exemplo para um assunto já tão amplamente discutido. A tal da profissão modeloatrizapresentadora. Um belo dia vc tem a oportunidade de aparecer por 3 semanas num programa do tipo BBB e isso se torna o suficiente para vc estar apta para ser uma atriz.
Oq será que pensam atores consagrados como Tony Ramos, Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e por aí vai, que esses sim se capacitaram, fizeram faculdade, escola de teatro quando olham para uma 'gostosinha' do reality show protagonizando com eles?
Podemos citar ainda a ex-miss Brasil Grazi que foi diretamente de um BBB pras novelinhas globais chegando a protagonizar uma recente das 6.
Vejam bem, não estou entrando no mérito se a fulana tem talento ou não. Estou entrando no mérito de ser uma profissão, de haver um curso preparatório. E não simplesmente vc é bonitinha ou bonitão (vide Reinaldo Gianechinni em Laços de Família, um verdadeiro fiasco) e 'merece' um papel na novela. Como será que todos os 'otários' que estão tentando uma oportunidade na TV/teatro, estão ralando em oficinas, aceitando papéizinhos insignificantes se sentem ao ver a Thalita Lippi na Globo em horário nobre? Mesmo que seja pra fazer um papelzinho...
Essa é a tal da inversão de valores. E há tantos outros exemplos a citar. Vera Fisher foi miss Brasil, depois miss fiasco (vale a pena lembrar todos os escândalos em que se envolveu, como briga pela guarda do filho, internação em clínica de recuperação para dependentes químicos) mas está aí...na Globo, com o seu papelzinho 'mulhermadura muito sensual'.
Pelo amor de Deus minha gente!!!! Quanta hipocrisia!!! Exigimos atendimento de qualidade e capacitação de uns mas temos esse (entre tantos outros) exemplo vexatório.
O pior é que nem posso me sair com a frase 'isso é coisa de Brasil'. Pq não é! Isso é geral.
Recentemente tivemos aquela lei aprovada da não obrigatoriedade da faculdade de jornalismo. Um vexame!!!! Qualquer Zé mané que souber conjugar um verbo poderá ser jornalista. Como os verdadeiros estão se sentindo? Onde já se viu uma coisa dessas?
É por essas e outras que a ignorância é fonte de felicidade.

4 comentários:

  1. Um assunto que realmente me intriga existem pessoas aque ralam estudam tem um talento enorme e sempre estão levando um não como resposta, meu isso é serio e o pior é que não é so na profissão ator e atriz e sim em tudo. Vai uma gostosona com um curriculum meia boca numa empresa e vai uma mulher comum com um curriculum otimo e veremos quem será a contratada (não é em todos os casos) mas ja vi isso pessoalemente ouvi um colega dizer que era pra contratar a mais gostosa. Daqui algum tempo em vez de foto 3x4 de rosto nas fichas estarão pedindo foto da bunda.

    Fala serio por isso que existem tantas merdices por aí, pessoas incompetentes assumindo autos cargos...

    Revoltante

    ResponderExcluir
  2. POis é, eu fiz faculade . Sou jornalista diplomada, mas jogaram o meu diploma no lixo. Existem muitas questões que envolvem esse assunto e ja foi discutido milhões de vezes a obrigatoriedade ou não do diploma.
    Fico triste que seja assim !
    Mas em algunas países, acho que em Portugal, Estados Unidos, o jornalista tb não precisa de diploma..
    Enfim, esse assunto me dá coceira. risos..
    Gostei da sua opinião no blog.
    Sim, está cheio de gente estragando a vida alheia . São pessoas sem " noção"...
    Mas vamos seguindo !
    Belo domingo.
    Beijão !

    ResponderExcluir
  3. Tem uma sessão do site Kibe
    Loco, que mostra frases de jornais/sites com jornalistas diplomados. Pra quem tem bom humor, entenderá o que eu quis dizer...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir