terça-feira, 18 de agosto de 2009

Amor incondicional

Sempre fui uma 'paulistana da gema', com orgulho da maior cidade brasileira, extremamente bairrista, amando as coisas boas e muito ruins de SP. Ficava puta toda vez que um 'imigrante' falava mal daqui, da violência, das favelas, da poluição, do trânsito, das filas....Afinal de contas quem era aquele mané, que tinha vindo 'tentar' uma oportunidade na cidade grande para falar mal da minha cidade?

Fui pro interior. Afinal a gente sempre paga a língua. Aquela mesma língua que um dia proferiu a seguinte frase: "Jamais morarei em outro lugar que não São Paulo!" E bem ou mal acabei me acostumando com a vida pacata de uma cidade pequena, pouco desenvolvida, um tanto bucólica e sem graça. Durante 9 anos me transformei numa turista em SP. Vinha alguns finais de semana, evitava sair de casa afinal não queria pegar transito, nem fila. Uma hora de pé na balada só pra pagar a comanda nem pensar!!!! Virei uma caipira...só faltava ter medo de escada rolante e elevador panorâmico...rs...brincadeirinha....acho que acabei de gerar um mal-estar com meus amigos interioranos. Mas não nego que por 18 anos não havia nada além de São Paulo para mim. Superei preconceitos e aprendi a gostar de outras formas de se viver, sem trânsito, sem opções culturais, sem poluição mas com muita qualidade de vida!!!

Há 1 ano e meio voltei pra 'selva de pedra'. Obviamente que nos primeiros meses, talvez até no primeiro ano, não havia um dia que não reclamasse do trânsito. Das horas do meu dia perdidas dentro do carro. Passei a ambicionar um ar condicionado, que até então era um artigo de luxo, mas em dias quentes, no meio de avenidas entupidas de caminhões e ônibus, passou-se a ser um artigo necessário e indispensável.

Aos poucos fui novamente me acostumando a ser uma paulistana. A encarar o pior trânsito em dias de chuva, a conhecer os mais diversos caminhos alternativos para me locomover de um trabalho a outro. Passei a ouvir rádios que noticiam sobre o trânsito e as melhores e piores opções de trajetos ao longo do dia. E o pior adorar tudo isso. Adorar se perder no meio de um bairro que nunca esteve só pra fugir de uma avenida caótica. E chegar feliz em casa e contar pra mãe e pra vó que hj conheceu um novo bairro, que levou somente 30 min da 'odiosa' zona leste até São Caetano.

Às vezes me acho louca. Inclusive deve ter gente com certeza absoluta agora. Mas acho que ser paulistano é ser isso!!! É amar e odiar a cidade. É reclamar dos buracos e do trânsito, falar mal do prefeito pq tudo alaga qdo um copo de água cai. Mas é tb ficar puto da vida quando um zé mané vem dizer que é melhor morar no Rio de Janeiro, que lá é mais bonito. Que não há mais segurança por aqui e blá blá blá.

Vou contar uma coisa a vocês. Odeio carioca tanto quanto argentino e corinthiano!!! Tá no sangue!!! Não me venha falar das maravilhas do Rio....nem questiono. Realmente Deus foi generoso com a cidade maravilhosa. Mas gosta de lá? Pq não vai morar lá???? Na verdade a pergunta é: Pq todas as pessoas que falam mal de SP não vão embora? Pq não largam o osso e vão pelejar em outro lugar? Bem sendo bem sincera, sou passional demais quando o assunto é a 'minha SP', adoro ter esse sentimento que achei que tivesse perdido mas na verdade estava guardadinho em algum lugar do meu coração.

Pode ser que nem termine minha vida em SP. Talvez o destino tenha algo a mais guardado pra mim e seja em outra cidade ou talvez até outro país. Mas garanto uma coisa, enquanto puder viverei aqui. Na 'minha cidade', que eu amo de paixão. E quem não gostar que se mude!!!!rs.

P.S.: Não encarem o post como uma manifestação de revolta, xenofobia ou depreciação aos que não tiveram o privilégio de nascer em SP. É somente uma singela manifestação de amor incondicional de uma paulistana....'orra meu'.
Ah já ia me esquecendo....o sotaque que tanto dizem ser do paulistano é da galera da Móoca. A italianada remanescente. Mas apesar de eu sempre ter negado que nós temos sotaque, posso dizer que temos uma puta dificuldade de falar o "e"e involuntariamente o substituímos por "i". Ex: sotaqui, abacati. E por aí vai.

Beijos e abraços.

Um comentário:

  1. Eu adoro o sotaque de vocês...Mas eu prefiro ser gaúcha. Ja que vc conhece bastante São Paulo, poderia me dizer se há algum site em que eu possa pegar o endereço de todos os museus da cidade? No verão pretendo visitar sua cidade. Bjuuuuuu

    ResponderExcluir