sexta-feira, 29 de maio de 2009

Diário de uma palmeirense

Posso me dizer palmeirense há 23 anos. Ao menos lembro-me que o meu primeiro jogo no estádio foi aos 5 anos, contra o São José, nem sei mais se esse time existe, mas posso garantir a vcs que foi um dos momentos mais felizes que tive na minha infância. Graças ao meu pai me tornei palmeirense. Detalhe: minha mãe é corinthiana e sempre acreditou que os pais não devem influenciar na escolha do time de seus filhos. Já meu pai não poupou esforços pra me transformar numa "porquinha" fanática. Me levava a jogos longe de serem clássicos, com o intuito de eu gostar do esporte por muito tempo considerado masculino mas que aos poucos vem conquistando cada vez mais mulheres.
E apesar de ser uma perna de pau eu passei a me interessar muito pelo futebol. Ouvia jogos do campeonato paulista no rádio, numa época em que não existia ainda o PFC. Decorei o hino do verdão pra fazer bonito no estádio e colecionei figurinhas, pôsteres e tudo que lembrasse o time de 1993, time campeão paulista, época da Parmalat, time considerado o green dream team...rs. Essa foi a primeira vez que gritei é campeão!!!!!!!!!!!
E foram anos de altos e baixos. Mudança de elenco e técnicos, fracassos, queda pra segunda divisão do brasileiro. Por sinal no ano de 2002, foram 2 quedas na minha vida. Primeiro Botucatu caiu pra pré-intermed. Segundo o verdão caiu pra segundona do brasileiro. Nada comparado à queda do corinthians, não me lembro de milhões de palmeirenses chorando na rede globo e tampouco os jogos sendo transmitidos todos os sábados na TV. Mas afinal somos em menor número. Não damos tanto IBOPE assim pra emissora que governa o país.
Em 2008 posso dizer que o amor ficou obsessivo. Acompanhei todo o campeonato paulista, copa do Brasil, Brasileiro....fui a alguns jogos e lamentei pelos sucessivos erros que o meu time cometeu na fase final do brasileiro. Mas aprendi uma coisa....o Palmeiras é assim!!! E eu apesar de tudo tenho muito orgulho de torcer pra esse time.
Ontem estava lá. Segundo jogo em 1 semana que fui ao Palestra. Enfrentei um transito de 2h pra chegar em casa e logo em seguida ficar parada por mais 1 hora só pra ver o meu time jogar. Chuva....frio....ingresso caro....nada me desmotivou pra ir torcer por eles. Algumas amigas me disseram que prefeririam comprar um sapato a gastar dinheiro pra ver um jogo. Eu não penso assim. A emoção que sinto no estádio é única. Ouvir o hino, homenagear os jogadores, xingar o juiz, vaiar o técnico...NÃO TEM PREÇO!!!!!!rs.
E ontem saí triste do estádio. Não pelo empate em si. (Palmeiras 1 x Nacional 1) mas pela apatia do meu verdão. Sem criatividade, com dificuldade em fazer jogadas, insistindo em jogar por um único lado (o esquerdo em questão) e sem conseguir desmontar o esquema tático do Nacional. Assisti ao jogo e a inúmeras brigas no setor das numeradas do Palestra. Ouvi a torcida esbravejar com o Luxa....por sinal está ficando frequente ele ser chamado de Burrrrrroooooo. E apesar de não ser uma grande conhecedora de futebol sei que falta muito para nós chegarmos a semi-final da Libertadores. Contamos com a sorte do São Marcos, com o jogo fora de casa e a falta de pressão da torcida. Eu como todo torcedor vou continuar acreditando, vibrando, esbravejando e me emocionando. Agora é esperar e torcer!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário