sábado, 12 de setembro de 2009

Consultórioterapia

No consultório:

(Paciente) Dra. eu recaí. Usei de novo.
(Dra.) Oq? Maconha? Cocaína?
(Paciente) Maconha é basal, nunca parei. Mas não agüentei e cherei. Foi só 1, mas fiquei 'fora' por uns dias.
(Dra.) E o emprego? Como ficou?
(Paciente) Ficou tudo bem, mas pq eu sou meu 'dono' agora. Se tivesse trabalhando pra alguém com certeza teria perdido meu emprego.
.......
(Paciente) É foda! Eu não queria ter recaído, mas a vontade foi maior. Cruzei com um 'amigo' e ele me levou pra uma bocada e usei.
.......
(Paciente) A sra. me acha um fraco, né? Por eu ter recaído.
(Dra.) Na verdade por ter recaído não, mas por ter usado pela primeira vez sim!

E esse é o grande problema, tentar entender oq leva uma pessoa a 'experimentar', arriscar-se a usar algo que dará um 'barato' momentâneo mas com um gosto de 'queromais'.

E foi assim comigo tb. Fumei o primeiro cigarro, gostei e continuei. Hj sou uma pessoa marginalizada pela sociedade. Se eu quiser fumar um único cigarro no hospital onde trabalho terei que descer 7 andares, me dirigir para o estacionamento, literalmente sair do hospital e ficar na calçada fumando com alguns remanescentes do ´vício' hediondo que é o tabagismo.

Mas eu fui uma idiota. Comecei sabendo que não era bom e agora continuo tendo essa consciência. Mas....Patricia, pq vc fuma? Ainda mais sendo um médica, orientada sobre os malefícios do cigarro?
Eu fumo pq gosto, eu e todas as pessoas que fumam. Assim como vc que bebe, bebe pq gosta. Mesmo que depois vc pegue o seu carro 'bem louco' e bata num poste ou, oq é pior, atropele uma pessoa, mate inocentes, cause um acidente.

Isso me faz tirar algumas conclusões:
(1) Não é pq não tem fumaça que não é prejudicial.
(2) Não é pq sou médica que sou a pessoa mais correta do mundo e sempre tenho que dar o exemplo. Afinal não se esqueça sou humana e erro e muito!
(3) Primeiro olhe pro teu rabo antes de vir falar do meu, ao menos é oq tenho feito na minha vida.
(4) Um erro não justifica o outro em hipótese alguma. Não é pq alguém bebe que eu vou fumar e vice-versa.
(5) Se for usar algo que é considerado prejudicial à sua saúde, informe-se antes sobre os malefícios e, se mesmo assim quiser 'arriscar', arque depois com as conseqüências.
(6) Todos temos problemas, alguns conseguem resolvê-los de uma forma 'pouco' prejudicial outros não. Se vc se incluir na categoria dos que não conseguem procure ajuda.

5 comentários:

  1. Muito bom o post. Realmente as pessoas tem que olhar p/ o seu próprio umbigo primeiro. Bjuu. boa semana!

    ResponderExcluir
  2. A parte final foi escrita por mim??? Parece rsrsrs (não to plagiando nem me apropriando do seu texto) ali esta escrito tudo o que eu penso, tudo o que vc passa tenha ctza q passo tambem, tambem preciso sair do hospital para fumar, tambem me julgam por fumar e tambem fumo porque gosto e ponto.

    Julgar é facil quando se esta do outro lado.

    ResponderExcluir
  3. A conclusão número 2 é ótima para mim, futura psicóloga...todos acham que eu tenho que ser o exemplo do equilíbrio emocional, que tenho que arrumar emprego rapidinho, já que, supostamente, sei o que a selecionadora está avaliando, ou que não posso brigar com a mãe, namorado, amigos, pois para essas pessoas, ser psicóloga é ser compreensiva. Aff, como isso tudo me irrita.

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiiii. Td? Tem selinho pra vc no blog. Bju

    ResponderExcluir
  5. Gostei das suas conclusões. Deixa eu dizer : Parei de fumar há seis anos. Estou feliz com a minha decisão. Ah sim, sei o quanto é dificil. Tive um médico que era anti-tabagista
    e me ajudou.
    Passei a " malhar " que nem uma enlouquecida para controlar a ansiedade e não engordar e tomei " Trinordiol" . Você conhece, né ?
    Ele testou em mim e deu certo.
    Não tenho nada contra quem fuma.Quem sou eu ?? Cada um faz o que quer da própria vida. Também detesto patrulheiros da vida alheia. Affe ! Não aguento.
    Fumar é uma delícia, sim. Mas fumar fede. Eu sei. Fumei mais de 20 anos. E como sei ! Mas fico mais contente ainda que parei. A patrulha que eu vejo contra os fumantes dá dó . As pessoas não sabem o que é o vício...
    Enfim, torço para você parar. kkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir